domingo, 12 de setembro de 2010

Do blog que saudades da Amélia

Saúde com Sucos Naturais

Imagino que todo mundo sonhou um dia, que a pele fosse mais bonita, cabelos mais fortes, brilhosos, cheios de vida, um corpo em forma com tudo em cima e sem precisar se matar com produtos, lipo, química nos cabelos e cremes milagrosos que custam os olhos da cara. Pois bem, hoje resolvi escrever sobre algo primordial para nossa saúde e bem estar, e que pode ajudar a conseguir esses bons resultados: os sucos naturais.

Nos sucos naturais obtemos minerais, antioxidantes e nutrientes necessários para manter a saúde e a aparência. Acredito que, se você introduzir sucos em sua vida, irá contribuir para sua saúde cardiovascular, ampliar sua capacidade física, ajudar a baixar sua pressão arterial, dormir bem, ter mais energia e melhor saúde do que pode imaginar.

Os alimentos puros (sem conservantes, corantes, entre outras substâncias industrializadas) suavizam a pele, deixam os cabelos brilhantes, a respiração livre, e todo sistema orgânico fica tão regulado, que você não precisará mais se preocupar com ele. Até mesmo gripes e resfriados diminuem e se tornam muito mais espaçados e com menos intensidade.

Todas as frutas e hortaliças têm papéis importantes a desempenhar para manter a boa saúde, porém alguns mais do que outros.
Suco de cenoura e de aipo devem se tornar parte de sua dieta diária. Pesquisas demonstraram que o beta-caroteno desempenha um papel importante na prevenção de muitas doenças. Em ação ele funciona como um antioxidante, neutralizando moléculas nocivas conhecidas como radicais livres. Ao fazer isto, o beta-caroteno protege a valiosa carga genética que existe em cada célula, para garantir sua saúde, diminuindo as possibilidades do envolvimento das doenças,

O suco de maçã é o único suco que pode ser misturado com qualquer suco de hortaliça. Trata-se de um energético natural (tão ou mais eficiente que o café, com a vantagem de não provocar úlceras) e pesa menos no estômago que sucos cítricos (como laranja, limão, que são mais eficientes como sobremesas, pois a vitamina C ajuda o corpo a absorver o ferro dos alimentos como feijão, peixes e algumas hortaliças).

Folhas verdes, tais como espinafre, salsa, alface e brotos, são de importância vital ao organismo. Sucos de frutas cítricas é uma excelente fonte de vitamina C, muito necessária para o nosso corpo, para proteção e absorção de nutrientes.

Confira a seguir algumas receitas de sucos naturais que você pode fazer em casa mesmo.

Suco para pele dourada e hidratada:
Ingredientes: ¼ de uma cenoura média crua, ¼ de um mamão papaia médio, ½ limão médio para suco, 1 colher de sobremesa de semente de linhaça dourada, 1 colher de sobremesa de gérmen de trigo, 1 colher de sobremesa de farelo de semente de linhaça dourada, Água.
Modo de preparo :Bata todos os ingredientes e sirva. O mamão papaia e a cenoura se destacam por serem ricos em vitamina A, nutriente capaz de recuperar e regenerar o tecido celular. Fundamental também para a saúde dos cabelos e unhas. Além disso, a receita contém grandes quantidades de vitamina C e flavonóides, que entram em ação contra os radicais livres, protegendo a pele dos efeitos nocivos do sol e prevenindo contra o envelhecimento precoce. Já o gérmen de trigo contém quantidade suficiente de vitamina E. Juntamente com o ômega-3 fornecido pela linhaça dourada, o ingrediente garante a hidratação da pele e também preveni o envelhecimento das células.

Suco Desintoxicante :
Ingredientes: 1 copo de 300 ml de abacaxi em cubos, 1 colher de sopa de raspas de casca de limão, ½ colher de sobremesa de gengibre fresco ralado.
Modo de preparo :Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva. Os componentes do abacaxi, como vitaminas do complexo B, ácido pantotênico e vitamina A, fazem a fruta ser energética. Além disso, o abacaxi tem efeito antiinflamatório, diurético e digestivo, graças a uma substância encontrada em seu miolo, a bromelina. Já a casca do limão e o gengibre contêm substâncias antioxidantes, tendo funções antiinflamatórias. Quanto maior for a expulsão de toxinas do organismo, mais disposição física você vai notar. Outros benefícios percebidos são pele mais firme e intestino funcionando em ordem.

Suco desintoxicante de couve com laranja-lima :
Ingredientes: 1 laranja lima,1 pedaço pequeno de gengibre,1 pepino, 2 folhas de couve-manteiga,1 cenoura.
Modo de Preparo :Bata todos os ingredientes no liquidificador com água e adoce como preferir.


Suco para intestino preguiçoso :
Ingredientes: 5 ameixas-pretas secas,1 copo (200 ml) de água mineral,1 fatia média de mamão formosa,1 laranja com o bagaço (retire as sementes e a casca),2 col. (sopa) de semente de linhaça.
Modo de Preparo :Coloque as ameixas na água e deixe hidratar por oito horas dentro da geladeira. Junte as ameixas e a água com todos os outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba sem coar.

Suco de limão e hortelã :
Ingredientes:Suco de 1 limão, ½ xícara. (chá) de hortelã fresca, 1 copo (200 ml) de água, gelo e açúcar a gosto.
Modo de Preparo :Bata no liquidificador. Beba em seguida.Algumas doenças sérias podem ser evitadas, pelo hábito de tomar sucos frescos.
.
Suco para pele de cetim :
Excelente para resfriados e náusea. Contribui para a suavidade da pele. É indicado para levantar o ânimo. É o verdadeiro suco do renascimento.
Ingredientes : 5 cenouras, 1 maçã e 1 pedaço de gengibre.
Modo de preparo: Passar na centrífuga. Se não tiver uma, bater no liquidificador com água suficiente bara bater.

Metabolismo acelerado :
Ingredientes: 1 colher de sopa de mate solúvel, 1 copo de 200 ml de água, ½ maçã sem semente, - ½ mamão papaia,- 1 banana prata, - ½ copo de 100 ml de leite de soja, Gelo a gosto .
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado.

Por ser um suco protéico, a bebida é energética e estimulante, garantindo que o metabolismo funcione a todo vapor. Segundo a nutricionista funcional Patrícia Davidson, a presença do mate na receita faz o suco indicado para as manhãs, já que garante mais disposição para o dia. A especialista aconselha a preferir o mate solúvel em vez do industrializado apresentado em copinhos, pois o primeiro é isento de aditivos químicos. Os aditivos, quando consumidos com regularidade, influenciam no metabolismo, tornando-o mais lento.

Suco para emagrecer :
Ingredientes: 1 punhado peq. de algas secas, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenouras .
Modo de preparo: Centrifugue todos os alimentos, menos a alga, que deve ser batida com o suco no liquidificador.

Cenoura e maçã: auxiliam na digestão dos alimentos.
Beterraba: Ajuda a circulação do sangue.
Algas: Inibem a fome, dando a sensação de saciedade.

Suco anti-celulite :
Ingredientes: 1 colher de sobremesa de salsa, 1 pires de chá de couve manteiga crua, 1 fatia média de abacaxi, 350 ml de água de coco, 3 folhas de hortelã, ½ limão para suco.
Modo de preparo: No dia anterior ao preparo do suco, coloque a água de coco em forminhas para gelo e leve ao congelador. Para preparar o suco, bata bem no liquidificador a água de coco, a couve e a salsinha. Acrescente o abacaxi, gotas de suco de limão e hortelã. Bata até ficar bem homogêneo. Adoce, caso seja necessário. Se preferir, substitua o abacaxi por melão.

A mistura de antioxidantes e verduras é potente para reduzir a inflamação típica da celulite. As verduras garantem maior desintoxicação, o limão contém vitamina C e limoneno, ambos com atividade antiinflamatória, garantindo uma pele mais lisa. O potássio da água de coco evita a retenção de líquido, outra característica do processo inflamatório. A receita ainda colabora na recuperação das células e dá mais viço a ela, melhorando o aspecto de casca de laranja.

Dicas Importantes:
Tome os sucos assim que ficarem prontos.
Não armazená-los na geladeira para consumo posterior.
Quando tomar suco de hortaliças trate de mastigá-los.
Outra medida importante é a ingestão de sucos 30 minutos antes das refeições. Essa prática ajuda na absorção dos nutrientes. Além disso, é importante que os sucos naturais sejam consumidos em, no máximo, 30 minutos depois de serem preparados, para que não percam suas propriedades nutritivas.

Espero que as dicas acima ajudem a mudar um pouco o hábito de beber só refrigerantes.

Oração do Matuto


Ói Deus,
nóis tá sempre pedindo as coisas pro Sinhô.

Nóis pede dinhero
nóis pede trabaio
nóis pede pra chovê
e se chove demais
nóis pede pra pará
mode a coiêta num afetá.

Nóis pede amô
nóis pede pra casá
pede casa pra morá
nóis pede saúde
nóis pede proteção
nóis pede paiz
nóis pede pra dislindá os nó
quano as coisa comprica,
mode a vida corrê mió.

Quano a coisa aperta nóis reza
pedindo tudo que farta
é uma pedição sem fim
e se as coisa dá certo
nóis vai na igreja mais perto
e no pé de argum santo
que seja de devoção
nóis dexa sempre uns merréis
e lá nos cofre da frente
nóis coloca mais uns tostão.

Mais hoje Meu Sinhô
bateu uma coisa isquisita
e eu me puis a matutá
nóis pede pede e pede
mas nóis nunca pergunta
comé que o Sinhô está
se tá triste ou contente
se precisa darguma coisa
que a gente possa ajudá
e por esse esquecimento
o Sinhô há de nos descurpá.

Ói Deus, nóis sempre pensa
que o Sinhô não precisa de nada
mais tarvêz não seja assim
tarvêz o Sinhô precisa de mim
sim ... o Sinhô precisa, sim
precisa da minha bondade
pecisa da minha alegria
precisa da minha caridade
no trato com meus irmão.

Nóis somo o seu espêio
nóis somo a sua Criação
nóis num pode fazê feio
nem ficá fazendo rodeio
nem desapontá o Sinhô
nem amargá o seu sonho
que foi um sonho de amô
quando essa terra todinha criô.

Ói Deus, eu prometo
vo rezá dotro jeito
vo pará com a pedição
e trocá milagre por tostão
tarvez inté peça uma graça
mas antes eu vo vê direitinho
o que é que andei fazendo de bão
e se nada de bão encontrá
muito vo me envergonhá
e ainda vo pedí perdão .


Um comentário: