domingo, 12 de setembro de 2010

Confira sete benefícios que o chocolate traz para sua saúde

Confira sete benefícios que o chocolate traz para sua saúde - Fonte

1. Na pressão: Um estudo realizado na Universidade Hospital Colônia, na Alemanha, comprovou que o chocolate amargo ajuda a controlar a pressão sangüínea. O trabalho avaliou 44 pacientes entre 56 e 73 anos, pré-hipertensos ou no estágio inicial do problema. Uma parte dos pacientes consumiu 6,3 g de chocolate amargo (30 calorias diárias), ou seja, um pedaço de uma barra, durante 18 semanas. Os demais pacientes ingeriram chocolate branco. A versão amarga foi responsável pela queda da pressão sistólica (máxima) e a diastólica (mínima). Segundo o estudo, isso contribui para diminuir o risco de morte por AVC (acidente vascular cerebral) e doenças cardíacas, sem alterações de peso e das taxas de açúcar e gordura no sangue.

2. Contra-envelhecimento: A alta concentração de antioxidantes (substâncias que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células) provenientes do cacau, como as procianidinas, evita o acúmulo de metais tóxicos no organismo e reduz a agregação plaquetária no sangue. Um porção de cerca de 35 g de chocolate amargo equivale ao conteúdo presente em uma maçã ou em uma taça de vinho tinto.

3. Diabetes: Uma pesquisa japonesa publicada no jornal americano Nutrition indica ainda que as procianidinas teriam importante papel no controle da diabete tipo 2. Segundo o estudo, essas substâncias presentes no cacau melhorariam a eficiência da insulina, o hormônio que coloca a glicose dentro das células. Mas ainda é preciso de mais comprovações científicas.

4. Sem colesterol: Pesquisas demonstram que o chocolate meio amargo não contribui para a elevação do colesterol. Os polifenóis (substâncias antioxidantes) impedem a oxidação do LDL, o tipo ruim da gordura.

5. Sistema imunológico: Os flavanóides, substâncias presentes no cacau, teriam um papel positivo no sistema imunológico de ratos, segundo pesquisa realizada na Universidade de Barcelona, na Espanha. Mas, uma ressalva: o chocolate amargo é o que mais contém flavanóides e, portanto, o único a ter um bom impacto na saúde.

6. Bom humor: O chocolate mantém o humor em alta. E várias substâncias contidas nesse alimento contribuem para isso. As aminas biogências modulam o humor, melhorando a sensação de bem-estar e felicidade. Os carboidratos aumentam a formação da serotonina, substância que dá sensação de bem-estar.
Metilxantinas, cafeína e teobromina são componentes excitantes e estimulantes. Já a anadamina provoca efeito de euforia. E o magnésio ajuda a melhorar o ânimo, pois regula as concentrações de dopamina no cérebro. Por isso é comum, após uma desilusão amorosa, o chocolate virar o melhor companheiro. Pesquisas da Escola Médica Hull York, no Reino Unido, mostram ainda que o consumo diário de 45 g de chocolate amargo reduz sintomas da síndrome da fadiga crônica, aquele cansaço generalizado.

7. Nos dentes : Todo mundo sabe: os carboidratos contribuem para a formação de cáries. Mas o papel do chocolate nesse problema estaria sendo sobrevalorizado, já que pesquisadores do Eastman Dental Center revelam que o chocolate reduz a desmineralização, um processo intimamente ligado ao surgimento de cáries. Isso porque o alimento é rico em cálcio, fosfatos e outros minerais que protegem o esmalte dentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário